"Acreditar e Querer, dá-nos Força para Vencer."
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

domingo, 29 de março de 2015

Grande Jogo de Futsal com vitória para o Barbus!

A equipa do Barbus Futsal foi esta sexta-feira à noite ao Pavilhão da Malagueira em Évora defrontar a equipa Campeã Distrital do Futsal Clube de Mora e venceu por 6-5, após prolongamento, em jogo a contar para a Grande Final da SuperTaça Distrital de Futsal de Évora, conquistando assim este titulo que se disputou pela primeira vez na história do Futsal Distrital!


Aí estava o grande jogo da época, uma nova competição proposta pelos clubes e prontamente aceite pela Associação de Futebol de Évora, com o objectivo de dinamizar, promover e continuar a desenvolver o Futsal no nosso distrito. A SuperTaça Distrital, a disputar-se no final de cada época e que coloque frente a frente o Campeão Distrital e o Vencedor da Taça, e assim foi, com o Futsal Clube de Mora e o Barbus Futsal a defrontarem-se em Évora, num muito bem composto Pavilhão da Malagueira.
Esta seria já a sexta vez que estas equipas se encontravam nesta época, sempre com grandes jogos, cheios de emoção, muito espectáculo e ás vezes até algumas picardias, fruto da "rivalidade saudável" existente.
De um lado a equipa de Mora treinada pelo Mister Énio Ezequiel que se sagrou Campeã Distrital há três semanas, somando todos os jogos do Campeonato por vitória, e queria demonstrar que a eliminação nas meias-finais da Taça aos pés do Barbus tinha sido um precalce, e assim juntar esta supertaça ao Campeonato.
Do outro lado a equipa de Borba treinada pelo Mister Karika que venceu a Taça Distrital há quatro semanas, mas que fez um Campeonato muito aquém das expectativas, terminando apenas na 4ª posição, e agora queria demonstrar todo o potencial desta equipa e destes jogadores, conquistando também a SuperTaça e ser a única equipa a vencer dois troféus esta época. 


O jogo começou com a bola da equipa amarela, mas um mau atraso de bola proporcionou a Jorge Gago a oportunidade de inaugurar o marcador, e este não desperdiçou. Este golo permitia à equipa do Barbus jogar mais tranquilo, enquanto que a equipa de Mora tinha de ir em busca da igualdade. Foi já a meio da primeira parte que numa falta duvidosa, Tó Cunha bate directamente para a baliza e aproveita para restabelecer a igualdade. Pouco tempo depois, o mesmo Tó Cunha aparece na cara de Néné e remata novamente para o fundo das redes. A equipa roxa não baixava os braços e voltou a empatar por intermédio do endiabrado Jorge Gago. Já faltavam poucos minutos para o intervalo , com o jogo muito equilibrado e ambas as equipas a disporem de boas oportunidades para se adiantar no marcador, mas nas balizas estavam guarda-redes de grande qualidade. Até que após uma boa jogada colectiva, Solda finaliza e coloca novamente o Barbus em vantagem. Com o resultado de 3-2 para o Barbus chegávamos ao intervalo.
Na segunda parte a equipa de Mora entra mais forte e consegue empatar por intermédio do jovem André Teles. O Barbus estava um pouco desorganizado e o mesmo André Teles, após bom lance individual consegue bisar e colocar a equipa morense na frente. Surgiu a reacção dos pupilos de Karika que conseguem voltar a empatar por intermédio de Mimoso após boa desmarcação. Nesta altura já ambas as equipas tinham jogado com menos um jogador durante 2 minutos, pois ambas tiveram uma expulsão, primeiro a de Mora com a expulsão do guarda-redes André Raminhos que fez penalty sobre André Marques, lesionando este com gravidade e impossibilitando-o mesmo de voltar jogar (o Barbus desperdiçou o penalty), e depois foi expulso Solda por acumulação de amarelos. Estávamos na fase decisiva do jogo, e a equipa de Énio voltaria a adiantar-se por intermédio de Ferrinho, mas pouco depois Jorge Gago atingiu mais um hat-trick e colocou o marcador empatado a cinco. Faltavam 5 minutos para o final e ambas as equipas, com o respeito que têm uma pela outra, temiam que uma falha deitasse tudo a perder. Chegávamos ao final dos 4o minutos com empate 5-5 e ia tudo para prolongamento.
No prolongamento o jogo continuava igual, onde apesar do cansaço já bem visível, as equipas tinham medo das falhas que podiam dar a vitória ao adversário, ao mesmo tempo que começavam também ambas as equipas a chegar à sexta falta e aos livres directos. Primeiro foi o Mora a dispor de uma oportunidade, mas Ferrinho rematou ao lado, e depois foi Gago que bateu também um livre de 10 metros, mas enviou a bola à trave. Foi já a escassos 3 minutos do fim que o capitão Edgar remata e a bola acaba por entrar ao segundo poste, colocando o Barbus novamente na frente. Estes últimos 3 minutos foi a equipa de Mora a atacar em 5x4, com a equipa do Barbus a defender muito bem e unida para segurar a vantagem, tentando fazer golo rematando da sua área quando recuperava a bola. O fim do jogo chegou com o apito dos árbitros Pedro Oliveira e Rui Simões, auxiliados pela árbitro Neuza na mesa, e uma grande festa dos jogadores e adeptos da equipa roxa que assim juntou a SuperTaça à Taça Distrital conquistadas este ano, num currículo que já conta também com o Campeonato Distrital em 2013, o que enche de orgulho os responsáveis deste projecto que com menos de 5 anos já conquistou as 3 competições mais importantes do nosso distrito.



No final do jogo, as duas equipas agradeceram ao público por todo o apoio e respeito pelas equipas adversárias demonstrado durante o jogo e na cerimónia de entrega dos prémios, todos com a certeza de que mais uma vez a modalidade saiu mais fortalecida e dignificada.
Depois da disputa do Torneio de Abertura que terminou com a vitória do Internacional de Évora, da Taça Distrital conquistada pelo Barbus Futsal, do Campeonato Distrital que sagrou o F.C. Mora como Campeão, e agora da Supertaça Distrital vencida pelo Barbus Futsal, há a possibilidade de se disputar um Torneio de Encerramento, que neste momento alguns clubes estão interessados em disputar, mas outros já não tanto. Assim, os próximos dias serão decisivos para se discutir e decidir como vai ser o resto da época.

BARBUS FUTSAL
"Acreditar e Querer, dá-nos Força para Vencer"


Sem comentários: