"Acreditar e Querer, dá-nos Força para Vencer."
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

domingo, 1 de março de 2015

Mais um grande derby com a vitória a sorrir-nos!

A equipa do Barbus Futsal foi este sábado à tarde ao Pavilhão Municipal de Redondo defrontar a equipa do S.C. Arcoense e venceu por 5-4, após prolongamento, em jogo a contar para a Grande Final da Taça Distrital de Futsal de Évora, conquistando assim este titulo pela primeira vez na sua história!


Depois do grande jogo de há 15 dias em Borba para o campeonato, aí tinhamos mais um grande derby entre estas duas equipas que tão bem se conhecem e sempre proporcionam grandes espectáculos.
Desta vez em campo neutro, em Redondo, e com as bancadas completamente cheias de adeptos que não falharam a este grande jogo e ajudaram a criar o ambiente propicio para uma tarde inesquecível.
Ambas as equipas tinham aqui a sua derradeira cartada da época, pois já estão ambas afastadas da luta pelo Campeonato, e tinham na Taça a grande oportunidade de salvar a época e fazer história.
A equipa treinada pelo Mister Karika chegava a este jogo na máxima força, e apesar de ter perdido em Mora na semana passada para o campeonato, a vontade de voltar a conquistar um titulo era enorme, e continuar assim a promover cada vez mais esta modalidade na nossa região.
Quanto à equipa do Arcoense treinada pelo Mister Xico Beirão, também vinha de uma derrota na semana passada com o Internacional de Évora para o campeonato, mas o que interessava era a Taça e via este jogo como uma grande oportunidade para alguns destes jogadores conquistarem o seu primeiro título, mas sobretudo para brindar este histórico clube com mais um troféu.

O jogo começou equilibrado com as equipas a conhecerem-se muito bem e a tentarem errar o menos possível. Nas poucas ocasiões de golo que iam surgindo, exibiam-se sempre a grande nível os guarda-redes Néné e Hugo Silva. A meio da primeira parte, numa boa jogada colectiva com o pivot André Marques a fazer uma grande assistência, isolando o capitão Edgar que na cara do guarda-redes não vassilou e inaugurou o marcador. A equipa verde e branca foi em busca da igualdade, mas a bola ou esbarrava em Néné, ou nos postes da baliza roxa, até que já perto do intervalo numa jogada individual, Marranço remata e faz o 2-0, resultado com que chegariamos ao intervalo.
Na segunda parte foi novamente o Barbus que entrou melhor e conseguiu voltar a marcar, desta vez por intermédio do talentoso Gago. Mas na resposta a equipa do Arcoense reduz por intermédio de Frade que culmina uma boa jogada colectiva. O jogo estava ao rubro e o publico a vibrar, e seria novamente o Barbus a marcar por intermédio de Solda que culmina uma jogada de insistência. Alguns podiam pensar que o jogo estava decidido, mas no Futsal as coisas não são assim, muito mais quando se fala desta equipa que nunca baixa os braços e nunca deixa de acreditar, conseguindo reduzir num remate colocado de Tiago Pimenta. A equipa verde e branca começou a jogar com guarda-redes avançado e e voltou a marcar, desta vez por Frade que encosta ao segundo poste. O jogo aqueceu e Candeias viu o segundo cartão amarelo, sendo expulso, mas nesses dois minutos reduzido, a equipa do Barbus Futsal conseguiu defender muito bem e não sofreu golos, mas já perto do fim, numa jogada igual às anteriores Frade fez o seu hat-trick e igualou o marcador em 4-4. O Barbus já tinha 5 faltas, enquanto que o Arcoense só tinha 3, e por isso esperou-se pelo prolongamento.
O Arcoense foi para o prolongamento confiante e motivado pela recuperação no marcador, enquanto que o Barbus tinha de voltar a unir-se e a "cerrar os dentes" para poder vencer. Já mais cansadas, e menos organizadas defensivamente, foi com alguma naturalidade que surgiram várias ocasiões de golo para ambas as equipas, mas mais uma vez tanto Néné na baliza do Barbus, como Hugo Silva na baliza do Arcoense, iam brilhando e a assumiam-se como grandes protagonistas deste desafio. Quando faltavam apenas três minutos para o final do prolongamento, num livre muito bem convertido por Marranço, a equipa de Borba volta a adiantar-se no marcador. O Pavilhão estava ao rubro, com várias centenas de pessoas a vibrarem com cada lance, com o Arcoense a tentar chegar ao golo do empate, enquanto que o Barbus defendia a sua vantagem. Quando os árbitros José Albuquerque e Rui Simões apitaram para o final do desafio foi a enorme festa roxa e estava conquistada a primeira Taça Distrital da ainda curta história do Barbus Futsal.



No final do jogo, o publico aplaudiu as duas equipas que dignificaram a modalidade e as suas localidades, proporcionando um grande espetáculo que vai ficar na memória de todos.
Agora a Taça terminou e regressa o Campeonato com a disputa das ultimas três jornadas, onde se irá ficar a conhecer o novo Campeão Distrital, estando as equipas de Mora e de Évora na luta por esse objectivo. 
O Barbus Futsal descansa na próxima jornada e por isso só volta a jogar na sexta-feira dia 13 de Março, quando recebe o Internacional de Évora.
Ficou também já confirmada a presença do Barbus Futsal na Supertaça Distrital, competição que se estreia este ano e colocará frente a frente, no dia 28 de Março em local ainda por definir, o Vencedor da Taça Distrital e o Campeão Distrital.



BARBUS FUTSAL
"Acreditar e Querer, dá-nos Força para Vencer"

Sem comentários: