"Acreditar e Querer, dá-nos Força para Vencer."
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

S.U. 1º de Dezembro acaba com Futebol Feminino!

O Presidente do 1º de Dezembro, Fernando Cunha, anunciou a extinção da equipa de Futebol Feminino, por motivos financeiros, mas anuncia aposta na formação para dentro de alguns anos reactivar um plantel sénior para defender o invejável palmarés daquela que tem sido a grande dominadora do Futebol Feminino em Portugal na ultima década.


A Sociedade União 1º de Dezembro, sediada no Concelho de Sintra, foi fundada em 1938, mas foi em 1995 que alargou a sua actividade ao Futebol Feminino, tendo em menos de duas décadas, conquistado 12 campeonatos nacionais, 7 Taças de Portugal e esteve 140 jogos do Campeonato seguidos sem perder, entre 2006 e 2012.
Fernando Cunha explicou que "Na época 2013/14 descemos de Divisão, perdemos atletas e não conseguimos reforçar a equipa ou arranjar patrocinadores."
Perante esta falta de meios financeiros, o clube optou por acabar com o futebol feminino sénior e "continuar a apostar na formação para tentar que, dentro de três anos, se possa voltar a formar uma nova equipa", admitiu o dirigente.
A descida de divisão surge após a saída do Treinador, Professor Nuno Cristóvão, e com a transferência das principais atletas para clubes rivais, como o Futebol Benfica ou o CAC Pontinha. A extinção da equipa levou entretanto outras jogadoras a transferirem-se para o Belenenses ou para o Estoril.
José Valentim de 66 anos, responsável pelo Departamento de Futebol Feminino do clube Sintrense diz "Vamos tentar que daqui a 2 ou 3 anos se possa criar uma equipa nova. Vamos começar de baixo". Diz ainda este director que "já estava à espera do fim desta equipa, pois não há milagres, e a falta de patrocinadores e apoios tornou impossível fazer face às despesas com as deslocações". José Valentim que já está no clube quase há 50 anos, mostrou-se confiante no regresso do futebol feminino sénior ao clube, deixando um desabafo optimista "Mal seja que o país daqui por uns anos ainda esteja na mesma".
Quanto ao Presidente Fernando Cunha, esclareceu ainda que o clube tem muito dinheiro a receber, mas como lhe têm atrasado esses pagamentos, tornou-se impossível saldar as dívidas e não restou outra alternativa à suspensão da actividade da equipa feminina.
Estas são decisões sempre muito difíceis de tomar, mas que temos de ter a capacidade de as ter quando não nos resta outra saída, sempre com o orgulho e noção que se fez muito para o desenvolvimento de uma modalidade muito pouco desenvolvida no nosso país.

Sem comentários: