"Acreditar e Querer, dá-nos Força para Vencer."
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Rescaldo do Campeonato Distrital Feminino 2013/2014

Terminou ontem mais uma edição do Campeonato Distrital de Futsal Feminino de Séniores, foi a oitava edição e mais uma vez o titulo ficou em Évora, com a equipa da Associação Académica da Universidade de Évora a sagrar-se Campeã Distrital pelo segundo ano consecutivo e a confirmar a superioridade deste grupo de jogadoras lideradas pelo Mister Papança.
Foram 14 jornadas, em que as eborenses somaram 14 vitórias e por isso pode dizer-se que não há grandes dúvidas em relação ao titulo, mesmo numa época em que a equipa também apostou forte na 1ª Edição da Taça de Portugal de Futsal Feminino, onde cairam na 5ª Eliminatória num jogo muito equilibrado e bem disputado diante do Santa Luzia. A equipa do Mister Papança é muito coesa e equilibrada, sem haver grandes estrelas ou dependencia desta ou daquela jogadora, mas sim com um leque de uma dúzia de jogadoras de grande qualidade, que sabem muito bem o que fazer, e que nos próximos meses vão querer provar que têm capacidade e qualidade para entrar no ainda muito restrito Campeonato Nacional.

A luta pelo segundo lugar foi bem mais equilibrada, entre o Almansor Futsal e o Barbus Futsal, com as montemorenses a levarem a melhor e a conseguirem o vice-campeonato. Estas duas equipas fizeram um campeonato muito parecido, ambas perderam os dois jogos com a AAUE, ambas ganharam os dez jogos disputados com as equipas detrás, e por isso tudo se decidiu nos confrontos directos, com o Barbus a conseguir ir empatar a Montemor-o-novo na jornada inaugural do Campeonato, mas depois a deixar-se perder em casa e aí a hipotecar as suas hipoteses. A equipa de Montemor-o-Novo treinada pelo Presidente Paulo Piteira apresentou-se esta época recheada de jogadoras muito exeperientes, e grande parte delas provenientes da já extinta equipa da Casa do Benfica de Évora, mas continua a brilhar a Patricia Foito que é já um simbolo do Almansor. Por seu lado, o Barbus Futsal apresentava-se com grandes expectativas nesta época, com um treinador novo, o Mister Káká, que é bem conhecedor da modalidade e a pessoa certa para continuar a evolução desta equipa recheada de juventude, no entanto logo no inicio da época sofreu um duro revés, com a grave lesão na selecção, da grande referência do Barbus Futsal, a capitã Julia Canhoto que assim só jogou na jornada inaugural. Sem aquela que tem sido a base da equipa, tudo se tornou mais dificil e Káká teve de encontrar uma nova fórmula, e conseguiu com grande sucesso, com Beia a destacar-se, assumindo a posição de lider, fazendo a sua melhor época, jogando a fixo no lugar da Júlia e mesmo assim a ser a melhor marcadora da equipa.

Nas posições seguintes, desde cedo se percebeu que iria haver uma luta a três pelo quarto lugar, entre uma estreante, a S.U. Perolivense, um regresso, o Alcáçovas A.C. e uma equipa que tem evoluido muito nos ultimos anos, o G.D. Pavia que assim era o favorito a ganhar esta batalha.
No entanto esta luta foi ganha pela equipa das Alcáçovas treinada pelo Mister José Francisco Lacão, que com uma equipa muito equilibrada e organizada, e sobretudo com Marta Lopes na baliza a assumir-se como uma das melhores deste distrito, conseguiu assim ser a primeira equipa logo após as três mais fortes.
Seguiu-se a S.U. Perolivense treinada pelo Mister Baresi (Rui Mendes) que também foi um dos destaques pela positiva neste campeonato, pois no ano de estreia a jovem equipa onde se destacam as duas "Beatriz", conseguiu ficar na 5ª posição, à frente de 3 equipas já com mais experiência.
Uma das desilusões do Campeonato acabou por ser o G.D. Pavia, que até teve boas fases, com boas exibições e quase sempre na quarta posição, mas nas ultimas jornadas deixou-se ir abaixo e terminou na 6ª posição, o que fica um pouco àquem das expectativas para uma equipa que conta com nomes já bem conhecidos como as irmãs Lopes, a Raquel, a Espada, a Dani, entre outras. Mas certamente que esta classificação não vai impedir que a equipa de Pavia continue a evoluir e ainda pode é vir a motivar e unir mais para que a próxima época seja a da afirmação entre as primeiras.

Na penúltima posição ficou a equipa do Redondense, que esta época estreou duas equipas, uma de juniores e uma de seniores, com o grande mérito de praticamente não repetir jogadoras nos dois escalões, mas também é bem notório que a geração mais jovem tem mais qualidade que esta equipa sénior. No entanto estão de parabéns pela oportunidade que estão a dar a muitas atletas para praticarem futsal e fazerem aquilo que gostam. O prémio de não ficarem com a lanterna vermelha é por isso merecido e justificado.
A lanterna vermelha esta época foi para a equipa de Vendas Novas treinada pelo Mister Belmonte, uma equipa com a mesma idade do Barbus Futsal, ambas se estrearam na época 2010/11, e logo ambas com grande impacto terminando entre as 5 primeiras posições, no entanto a equipa de Vendas Novas tem sofrido sempre com várias indisponibilidades ao longo destas ultimas épocas e este ano o Campeonato foi mesmo para esquecer. Talvez fique a sensação que há que refrescar a equipa e procurar novas soluções, pois as indisponibilidades é algo que não conseguimos controlar. No entanto aqui fica a minha palavra de solidariedade e de apoio aos responsáveis por esta equipa vendasnovense, por quem tenho muito respeito e amizade, no sentido de que continuem, não deitem a toalha ao chão, pois há épocas melhores e outras piores, mas só entre todos é que poderemos continuar a contribuir para a evolução do Futsal Feminino no nosso Distrito.

Parabéns a todos os intervenientes no Campeonato Distrital de Futsal Feminino.

Sem comentários: