"Acreditar e Querer, dá-nos Força para Vencer."
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Historial do Campeonato Distrital de Évora de Futsal Feminino

Na sequencia do trabalho desenvolvido nos ultimos anos pelo Barbus Futsal, que junto de algumas pessoas sempre importantes neste tipo de informações, conseguiu reunir todo o ainda curto Historial do Campeonato Distrital de Évora de Futsal Feminino, e por isso vamos actualizar a lista e apresentar aqui as equipas que já se sagraram Campeãs Distritais.

Campeãs Distritais Seniores Femininas de Futsal:

2013/14 - Associação Académica da Universidade de Évora
2012/13 - Associação Académica da Universidade de Évora
2011/12 - Juventude de Évora
2010/11 - Juventude de Évora
2009/10 - Juventude de Évora
2008/09 - Juventude de Évora
2007/08 - CP TYCO de Évora
2006/07 - Sport Lisboa e Évora

Ao longo destas 8 edições, o titulo tem ficado sempre em Évora, com as eborenses a serem as grandes dominadoras, ficando agora a questão de quando é que alguma equipa irá conseguir roubar o titulo de Évora?
Esta época fica também marcada pela saída das equipas do distrital de Portalegre, pois nasceu naquele distrito também já um Campeonato Distrital.
Quanto ao Distrito de Évora, o Campeonato Distrital de Futsal Feminino apenas se começou a realizar na época 2006/2007, com a primeira época a contar apenas com 6 equipas, mas ao longo destes anos este campeonato foi melhorando não só em termos de qualidade, que já é bem evidente pois por exemplo nesta época tinhamos várias equipas a jogarem bem futsal, mas também em termos de quantidade, pois nos ultimos anos temos tido sempre 9 ou 10 equipas, e mesmo este ano com a saída das 4 equipas do distrito de Portalegre, o nosso Campeonato conseguiu contar com 8 equipas, graças às entradas da equipa da S.U. Perolivense e do Redondense F.C., e ao regresso das Alcáçovas A.C.
Seria interessante continuar a ver equipas a aderirem a este Campeonato e desenvolver cada vez mais o desporto feminino, com equipas como por exemplo o L.C.D. Arraiolense ou o Luso Morense que já participaram e entretanto pararam, ou mesmo a entrada de mais alguma equipa de Évora, pois já houve várias equipas como o Sport Lisboa e Évora, a TYCO, a Casa do Benfica de Évora, e agora até há o Internacional de Évora, um clube recente mas que apenas tem apostado na formação.

Isso são coisas que certamente no próximo Verão teremos algumas novidades, no entanto o Barbus Futsal, e agora que o Campeonato desta época já está decidido, vai apresentar uma proposta esta semana à Associação de Futebol de Évora, que seria a criação do Torneio de Encerramento de forma a manter as atletas em competição ao longo dos meses de Março, Abril e Maio, pois a equipa Campeã irá disputar a Taça Nacional de Futsal Feminino, mas as restantes equipas já não têm competição. Talvez fosse interessante, e até se podia alargar e convidar as equipas do Distrito de Portalegre, e enquanto que a AAUE e o C.D. Portalegrense iriam para a Taça Nacional, as equipas do Almansor Futsal; Barbus Futsal; G.D. Pavia; S.U. Perolivense; Alcáçovas A.C.; Redondense F.C.; Núcleo Sportinguista Vendas Novas; S.I.R. Elvas; S.C. Campomaiorense; Associação SouJovem de Sousel; GMAD Casa Branca poderiam muito bem disputar um Torneio de Encerramento, com as equipas todas a defrontarem-se em campeonato e só com uma volta, o que daria umas 11 semanas, e poderia ir até meio de Maio.

Por fim, uma palavra de reconhecimento a todos os envolvidos neste Campeonato Distrital de Futsal Feminino, pela evolução bem notória da qualidade de jogo e competitividade, o que se deve claro às jogadoras, mas também ao magnifico trabalho desenvolvido pelos técnicos e directores, pois sabemos que sem eles nada disto seria possivel.

Carlos Bacalhau
BARBUS FUTSAL

1 comentário:

Anónimo disse...

apoio esta iniciativa do torneio de encerramento, para bem das atletas e da competição façam o que puderem para que aconteça!!