Aí está o ultimo dia de 2013, e por isso aqui no blog do Barbus Futsal vamos tentar fazer um resumo deste ano, em que o nosso clube foi o grande dominador da modalidade no distrito, com a conquista dos primeiros titulos tanto em Masculinos, como em Femininos. Foi marcado também pela continuação das dificuldades criadas pelo executivo camarário, mas a esperança renasce pois no final de Setembro a população borbense decidiu nas urnas "dar um cartão vermelho" a quem tantas dificuldades sempre nos criou e agora já esperamos vir a ser tratados com uma colectividade normal e em igualdade perante ass outras.
Aqui fica o resumo de 2013, para que nunca alguém possa esquecer!
JANEIRO
O ano começou logo com a excelente noticia do primeiro cheque de apoio da câmara na história do Barbus. Foram 1175€ referentes à candidatura aos apoios municipais feita pela nossa associação em 2012.
Outra grande noticia foi a chamada da nossa capitã da equipa feminina, Júlia Canhoto, a um Estágio da Selecção Nacional Feminina Sub17.
Ficou também decidido em Janeiro que ainda esta época, irá avançar pela primeira vez na história, o Campeonato Distrital de Futsal Feminino de Juniores, onde é claro que o Barbus Futsal irá participar com elevadas expectativas devido à juventude e qualidade das suas jogadoras.
Nos Masculinos, a quadra natalícia foi mais uma vez tempo de mudança, com a Direcção a decidir troca na equipa técnica, com a saída dos Misteres Karika e Oliveira, ficando à frente da equipa o Mister Duarte Grego. Nos jogadores também houve mexidas, com a saída de Latas, Pipe, Káká e Coelho, tendo chegado à equipa dois novos jogadores, que foram o Rola e o Karika que regressava assim ao futsal.
Ainda fora de campo, demos continuidade à tradição de organizar em Janeiro um Torneio de Sueca na Orada, que foi mais um grande sucesso.
Dentro de campo a equipa senior feminina teve um mês de Janeiro bastante positivo, cheio de vitórias e afirmou-se na 3ª posição do campeonato, enquanto que a equipa masculina começou a trepar posições no Campeonato, e na Taça Distrital estreou-se com uma vitória.
O Barbus Atletismo teve um mês memorável sobretudo com dois grandes feitos e conquistas, a começar por Joaquim Santos que alcançou o 1º lugar no Corta Mato do G.D. Pavia no escalão de Veteranos, e depois, já perto do final do mês com Isolindo Felizardo a conquistar em Avis, no Corta Mato Figueira e Barros, também o 1º lugar no Escalão de Veteranos, numa prova onde mais atletas do Barbus Atletismo estiveram em destaque, como o Manuel Massas, o Vicente Aperta e o Joaquim Santos.
FEVEREIRO
No mês de Fevereiro, o destaque vai praticamente todo para a equipa senior masculina, pois com um mês brilhante, totalmente vitorioso, chega à liderança da tabela classificativa pela primeira vez na história e começa a respirar-se uma enorme ar vitorioso e de confiança no trabalho desenvolvido.
A equipa feminina também continua a sua boa prestação, consolidando-se entre os quatro primeiros classificados, que eram sem duvidas as equipas mais fortes do Campeonato.
No Atletismo continuou-se a fazer história, e no Corta Mato Regional vimos o Manuel Massas e o Joaquim Santos ocuparem os dois primeiros lugares do pódio de Veteranos, afirmando-se assim o Barbus Atletismo como a equipa referencia na região em termos de Veteranos.
MARÇO
O mês de Março foi um mês bastante intenso, e de muita competição desde logo com a equipa masculina a conseguir uma grande vitória em Estremoz, dando um grande passo rumo ao titulo distrital, e que até mereceu honras de destaque no Jornal E de Estremoz.
A equipa sénior feminina terminou o seu campeonato com uma derrota em Portalegre, ficando assim na 4ª posição logo atrás das Campeãs da AAUE, e das poderosas Almansor e Portalegrense. Na taça também caiu nas meias finais em Montemor-o-Novo e assim ainda não foi desta que marcou presença na final.
Começou o Campeonato Distrital de Futsal Feminino de Juniores e as miúdas do Barbus começaram logo a mostrar a sua superioridade, chegando-se à frente.
Foi também em Março que se realizou em Castelo Branco mais um Torneio Inter-Associações de Futebol Feminino Sub17, onde o Barbus Futsal marcou forte presença com a Júlia Canhoto, Carolina Liliu e Mara Rodrigues.
Fora de campo, a "Barbus" organizou mais um Torneio de Sueca na Orada, e assim levou mais uma tarde de festa àquela freguesia.
No Atletismo, a nossa equipa voltou a marcar presença na Meia Maratona de Lisboa. mas devido às dificuldades, foi com uma equipa mais pequena.
ABRIL
O mês de Abril de 2013 vai ficar para sempre na história deste clube, pois foi quando conquistámos pela primeira vez na história o titulo de Campeões Distritais. O Barbus Futsal recebeu a equipa de Mora na ultima jornada, e com o Pavilhão completamente cheio de adeptos das duas equipas, pois quem vencesse era Campeão, a equipa roxa impôs a sua superioridade e foi a festa memorável para este clube ainda tão jovem. O coroar de um magnifico e sofrido trabalho que os responsáveis deste clube têm tido nestes anos.
No futsal feminino, já tinha terminado o Campeonato de Seniores e por isso todas as atenções estavam viradas para a equipa júnior feminina, que teve um mês totalmente vitorioso e isolava-se na liderança.
A Selecionadora Nacional de Futebol Feminino continuou atenta ao Barbus Futsal, e este mês marcou também a chamada de Carolina Liliu a um estágio da Selecção Nacional de Futebol Feminino Sub17.
A "Barbus" também marca pela solidariedade, e em Abril terminou o Projecto de "Um Dia pela Vida", onde a nossa associação participou activamente com muito orgulho e empenho no desenrolar deste projecto.
A "Barbus" também marca pela solidariedade, e em Abril terminou o Projecto de "Um Dia pela Vida", onde a nossa associação participou activamente com muito orgulho e empenho no desenrolar deste projecto.
Fora de campo este mês marcou também a chegada dos cachecóis do Barbus Futsal e consequente venda, o que orgulhou enormemente os responsáveis do clube, e ainda fica marcado pela assinatura do protocolo entre o Municipio de Borba e a BARBUS - Associação Borba Mais para o apoio financeiro no ano de 2013.
MAIO
Maio marca outro feito histórico no nosso clube, pois a equipa de Juniores Femininos conseguiu sagrar-se Campeã Distrital de Futsal Feminino de Juniores, no primeiro ano em que este campeonato de disputa, provando claramente a sua superioridade neste escalão.
Em Masculinos, a nossa equipa conseguiu apurar-se para a final da Taça Distrital após uma grande vitória em Cabeção, no entanto caiu derrotado na final, diante da equipa da Casa do Benfica de Vendas num grande jogo disputado em Mora e que se decidiu no prolongamento.
O Barbus Futsal teve ainda a honra de ser o convidado para ir fazer a entrega das faixas de campeões da Belló Raposeira de Elvas, que foi Campeão Distrital de Portalegre.
Neste mês começou o Torneio de Futsal de Veiros, onde o Barbus Futsal iria marcar a sua maior presença de sempre, com uma equipa feminina, uma equipa masculina e uma equipa de veteranos.
No atletismo continuou a participação em várias provas pelo país, com destaque para a presença na 1ª Corrida do Fórum Montijo.
Fora de campo destaque ainda para a aprovação da candidatura aos apoios do IPDJ ao Barbus, pela primeira vez, e pela organização de um Torneio de Malha em Borba, inserido no Troféu Inter-Associações da Zona dos Mármores.
E foi também o mês em que o Barbus adquiriu a sua primeira viatura, a "Barbona", que facilita e muito o dia a dia desta colectividade, que com toda a sua dinâmica e actividade, já precisava de um veículo.
O Barbus Futsal teve ainda a honra de ser o convidado para ir fazer a entrega das faixas de campeões da Belló Raposeira de Elvas, que foi Campeão Distrital de Portalegre.
Neste mês começou o Torneio de Futsal de Veiros, onde o Barbus Futsal iria marcar a sua maior presença de sempre, com uma equipa feminina, uma equipa masculina e uma equipa de veteranos.
No atletismo continuou a participação em várias provas pelo país, com destaque para a presença na 1ª Corrida do Fórum Montijo.
Fora de campo destaque ainda para a aprovação da candidatura aos apoios do IPDJ ao Barbus, pela primeira vez, e pela organização de um Torneio de Malha em Borba, inserido no Troféu Inter-Associações da Zona dos Mármores.
E foi também o mês em que o Barbus adquiriu a sua primeira viatura, a "Barbona", que facilita e muito o dia a dia desta colectividade, que com toda a sua dinâmica e actividade, já precisava de um veículo.
JUNHO
O mês de Junho fica marcado pela 7ª Gala do Futebol Distrital de Évora que se realizou na Arena de Évora, onde o Barbus Futsal foi o grande vencedor e o clube mais distinguido, pois para além de receber os troféus de Campeões Distritais de Seniores Masculinos e de Juniores Femininos, viu ainda ser distinguido Carlos Bacalhau como Melhor Treinador de Seniores Femininos e de Juniores Femininos, Júlia Canhoto como Melhor Jogadora Feminina, e ainda novamente Carlos Bacalhau como Melhor Dirigente de Futsal do Distrito.
Nos Torneios de Verão o Barbus Futsal conquistou vários troféus, começando pela equipa de Veteranos do Barbus que se sagrou vencedora do Torneio de Veiros, enquanto que a nossa equipa feminina brilhava pelo Alentejo e vencendo os Torneios de Redondo e Torneio de Reguengos de Monsaraz.
Fora do campo o destaque vai para mais um magnifico Torneio da Sueca na Orada e também em mais um Torneio de Malha em Borba, ambos organizados pela "Barbus".
Pela negativa, o "Barbus" viu ser recusada a organização do Arraial de S. João, que já vinha sendo organizado há alguns anos, por motivos que ainda hoje desconhece ou não compreende.
Foi também no mês de Junho que o Jornal E convidou Carlos Bacalhau e Júlia Canhoto para uma grande entrevista realizada em Estremoz, e ainda que os Brabus Roxos proporcionaram uma grande surpresa aos campeões do Barbus Futsal, colocando uma faixa de apoio e felicitação, em plena Praça de Borba.
Nos Torneios de Verão o Barbus Futsal conquistou vários troféus, começando pela equipa de Veteranos do Barbus que se sagrou vencedora do Torneio de Veiros, enquanto que a nossa equipa feminina brilhava pelo Alentejo e vencendo os Torneios de Redondo e Torneio de Reguengos de Monsaraz.
Fora do campo o destaque vai para mais um magnifico Torneio da Sueca na Orada e também em mais um Torneio de Malha em Borba, ambos organizados pela "Barbus".
Pela negativa, o "Barbus" viu ser recusada a organização do Arraial de S. João, que já vinha sendo organizado há alguns anos, por motivos que ainda hoje desconhece ou não compreende.
Foi também no mês de Junho que o Jornal E convidou Carlos Bacalhau e Júlia Canhoto para uma grande entrevista realizada em Estremoz, e ainda que os Brabus Roxos proporcionaram uma grande surpresa aos campeões do Barbus Futsal, colocando uma faixa de apoio e felicitação, em plena Praça de Borba.
JULHO
Em Julho, o destaque continuou a ser para os Torneios de Verão, e para as conquistas do Barbus, pois a equipa de Veteranos sagrou-se Campeão do 1º Torneio de Futebol 7 Humberto Frade, em Borba, e a nossa equipa feminina atingiu um momento muito alto, ao sagrar-se Campeãs do Torneio de Futsal de Sousel, aquele que é o maior e melhor Torneio da Região, depois da 3ª e 2ª posição dos anos anteriores, eis que este ano chegámos ao topo.
Neste mês o Barbus Futsal viu-se obrigado a abdicar da subida de Divisão a que tem direito por se ter sagrado Campeão Distrital, mas devido a todas as dificuldades que o clube sofre, foi obrigado a abdicar e o Alcáçovas A.C. foi assim no seu lugar e subiu à 3ª Divisão Nacional. A Federação Portuguesa de Futebol informou o Barbus Futsal que está convidado, caso aceite, para participar na Taça de Portugal de Futsal Masculino e de Futsal Feminino, a que o nosso clube respondeu prontamente que sim.
Fora de campo a "Barbus" participou numa reunião no Miunicipio de Borba com as várias colectividades do Concelho e não só, e aceitou integrar a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Borba.
AGOSTO
O mês de Agosto foi um mês complicado para a nossa instituição, com alguns dos responsáveis locais a confundirem os papeis e a prejudicarem-nos claramente. Primeiro foi a não convocatória para as habituais reuniões de organização das Festas de Agosto, o que representou a nossa exclusão dos bares da festa e a não organização das actividades que vínhamos organizando nos últimos anos, como por exemplo a Corrida Nocturna de Atletismo, o Torneio de Futebol 11 do Concelho de Borba, etc...
No plano da competição, este mês marcou o inicio do planeamento da nova época, com a óptima noticia da aposta no Mister Káká para liderar as duas equipas femininas do nosso clube, e foi também em Agosto que começaram a ser apresentadas as primeiras renovações e as contratações das equipas femininas.
SETEMBRO
O mês de Setembro continuou com muita polémica, pois quando as nossas equipas tinham planeado começar a treinar, estas viram-se impedidas de o fazer por ordem do Município, alegando a realização de umas obras no Pavilhão que haviam começado no inicio de Julho.
Por se estar a viver um período de Eleições Autárquicas, o primeiro desde a nossa fundação, fomos visitados na nossa sede por três das quatro forças politicas que foram a escrutínio, reunindo com a nossa direcção e apresentando os seus projectos na área associativa, desportiva e cultural.
Setembro é também o mês do nosso aniversário, mas este ano, lamentavelmente e devido ao periodo conturbado que estávamos a atravessar, foi decidido não haver comemorações.
OUTUBRO
O mês de Outubro ainda começou muito conturbado com a falta de autorização para começarem os treinos, o que ditou algo histórico pois o Campeonato Seniores Feminino começou antes da equipa realizar qualquer treino e a nossa equipa fez a dificílima deslocação a Montemor-o-Novo, sem treinar e conseguiu um brilhante empate, demonstrando que quanto mais dificuldades nos criam, mais força nos dão.
Já no final do mês chegou a tão ansiada autorização para treinar, dias antes da estreia das nossas equipas na Taça de Portugal de Futsal. Todo este imbróglio acabou por estragar o sonho de jogar um dia a Taça de Portugal, e a equipa masculina acabou derrotada e eliminada em Almodôvar. Mas nem tudo foi mau, pois a nossa equipa feminina recebeu uma equipa açoreana e correu tudo pela perfeição, pois o nosso clube teve a oportunidade de demonstrar a sua forma de estar no desporto, recebendo da melhor forma possivel a equipa do Barbarense de Angra do Heroismo, e depois dentro de campo também correu bem, com a nossa equipa a vencer e a seguir em frente nesta competição.
NOVEMBRO
O mês de Novembro começou com um sentimento bem díspar para o nosso clube, pois no Torneio Inter-Associações de Futsal Feminino realizado em Ponte Sôr, a nossa Selecção Distrital obteve uma magnifica prestação, e com o Barbus Futsal em força já que teve a sua maior representação de sempre com a presença da Patrícia Lapão, Júlia Canhoto, Cláudia Festas, Mara Rodrigues e Carolina Liliu. Mas a má noticia também veio para o nosso clube, com a grave lesão da nossa capitã Júlia Canhoto que a afastará dos pavilhões por mais de meio ano.
Dentro de campo, neste mês foi quando começaram mais intensamente as competições, e as nossas equipas sem terem conseguido realizar as respectivas pré-épocas.
A equipa de seniores masculinos perdeu todos os jogos realizados neste mês, e consequentemente ocupava a lanterna vermelha do Torneio de Abertura do Distrital.
A equipa de juniores femininos também sentiu algumas dificuldades no inicio da competição, perdendo um jogo e vencendo outro neste mês.
Quanto à equipa de seniores femininos também venceu e perdeu neste mês, mas conseguiu afirmar-se entre os primeiros classificados do campeonato distrital. Na Taça de Portugal realizou-se a 2ª Eliminatória, onde o Barbus Futsal ficou isento, carimbando automaticamente a presença na eliminatória seguinte.
DEZEMBRO
O mês de Dezembro já marcou mais a normalidade habitual da nossa colectividade, ultrapassadas as dificuldades e os obstáculos dos meses anteriores.
Dentro de campo, a equipa masculina encontrou finalmente o caminho das vitórias e terminou o Torneio de Abertura do Distrital na 5ª posição, preparando-se assim para entrar melhor no Campeonato.
A equipa de juniores femininos não consegue encontrar o rumo certo da época passada e não consegue passar do 3º lugar, enquanto que a equipa de seniores femininos consegue várias vitorias consecutivas terminando o ano na 2ª posição em igualdade com o Almansor.
Na Taça de Portugal Feminino termina o sonho, ao cair derrotada com a equipa de S. Salvador do Campo, da Associação de Futebol do Porto, uma equipa mais experiente e bem mais competitiva.
Fora de campo este mês marcou bem a força de vontade desta associação, começando o mês com a iniciativa de Florestar Portugal, e vários membros do Barbus foram plantar árvores por todo o nosso concelho. A meio do mês participámos na actividade "É Natal em Borba", organizada pelo Município de Borba no Pavilhão de Eventos e onde a nossa associação não quis deixar de marcar presença e ajudar para o sucesso desta actividade. Já no final do mês, organizámos o Torneio de Natal 24 Horas de Futsal em Borba, numa magnifica actividade que correu muito bem logo no primeiro ano e que pretendemos continuar a organizar nos próximos anos.
O Barbus Atletismo também teve boas noticias, pois foi, finalmente, neste mês que conseguimos a aquisição de uns equipamentos e de uns fatos treinos para os atletas desta secção, com os merecidos agradecimentos para a empresa Conservinhas, Lda de Orada, a Fonte Segura de Borba, e a ETMA.
O Barbus Atletismo também teve boas noticias, pois foi, finalmente, neste mês que conseguimos a aquisição de uns equipamentos e de uns fatos treinos para os atletas desta secção, com os merecidos agradecimentos para a empresa Conservinhas, Lda de Orada, a Fonte Segura de Borba, e a ETMA.


















Sem comentários:
Enviar um comentário