"Acreditar e Querer, dá-nos Força para Vencer."
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Rescaldo da Corrida Nocturna de Atletismo 2015

"Acreditar e Querer, dá-nos Força para Vencer."


Realizou-se na sexta-feira à noite a IV Corrida de Atletismo Nocturna na Praça de Borba inserida no Programa das Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos em Borba.


Esta prova realizou-se pelo quarto ano, sendo que iniciou em 2011, a segunda edição foi em 2012, depois em 2013 por motivos que já não interessam não conseguimos que a prova se realizasse, mas regressou em 2014 com a sua terceira edição, e este ano mais um grande sucesso que pensamos ter marcado a afirmação desta prova no Calendário do Atletismo Regional. 
A organização está a cargo do BARBUS ATLETISMO, que começou tudo em 2011, e conta com as preciosas parcerias do Município de Borba e da Associação de Atletismo de Évora.



É para nós, Barbus Atletismo, um grande orgulho ver o crescimento desta prova, pois quando começámos em 2011, sem apoios e sem capacidade de mobilizar atletas, apenas tínhamos a ideia e a vontade de criar algo novo para Borba. Nessa primeira edição contámos com várias dezenas de atletas, mas serviu logo para traçar as linhas do que pretendíamos e no ano seguinte, apesar dos apoios ainda não serem muitos, começámos a organizar mais cedo e já conseguimos atrair aproximadamente 150 atletas, o que melhorou bastante a qualidade da prova e atraiu as atenções das gentes de Borba que foram para as ruas ver passar as várias provas. Em 2013, no ano em que a Corrida devia dar o salto e continuar o seu crescimento, vimos-nos impedidos de realizar a prova, e começaram a surgir algumas dúvidas sobre este "nosso sonho". Felizmente em 2014 algumas coisas mudaram, e começámos a ter muito mais apoio, e a constituição da parceria na organização com o Município de Borba e com a Associação de Atletismo de Évora, deu um novo impulso a esta prova. O Município de Borba porque tem os técnicos, recursos humanos e é uma boa ajuda nos troféus, e a Associação de Atletismo de Évora porque está próximo dos clubes e apesar de ser numa altura de férias, consegue divulgar junto de todos os clubes, para além de vir fazer as contagens dos tempos nas provas. Estas três entidades juntas conseguiram reactivar a Corrida, e a edição de 2014 contou com cerca de duas centenas de pessoas a correrem pelas ruas de Borba. Este ano o número de atletas foi praticamente o mesmo do ano anterior, apesar do anormal frio que se fazia sentir, mas a vinda de atletas cada vez melhores e dos mais diversos pontos do país leva-nos a crer que a prova irá continuar a crescer, e é para isso que iremos continuar a trabalhar!

A noite começou com a Mini-Corrida para crianças, uma pequena corrida de cerca de 100 metros, em que crianças até aos 10 anos correm e arrancam muitos aplausos de todos aqueles que assistem. 

Quanto às corridas em si, começámos com a prova de Sub13 Feminina e Sub13 Masculina.
Na competição feminina tivemos o grande domínio das atletas que pertencem ao Barbus Atletismo, e foi um enorme orgulho ver 6 atletas do Barbus nas 9 primeiras classificadas, e a grande vencedora foi a Fátima Pécurto no apertado e emocionante sprint junto à Meta. Quanto aos masculinos, o grande vencedor foi o Gonçalo Matos do Clube 4 Estilos de Portalegre que se impôs com superioridade perante os restantes atletas.

Seguiu-se as provas de Sub17 Feminina e Sub17 Masculina.
Bruna Siquenique, a atleta natural de Redondo que também joga Futsal, foi a grande vencedora da prova feminina impondo-se à concorrência, enquanto que em Masculinos o grande vencedor foi o Ricardo Prates, o atleta da Nora que também pratica Futebol, sagra-se Vencedor pelo segundo ano consecutivo depois de no ano passado ter ganho a prova no escalão de sub13.

Depois tivemos a prova de Absolutas Femininas e de Veteranos Masculinos I e II.
Na prova feminina a vencedora, com grande autoridade, foi a favorita Carolina Delgado, a atleta do GD4Caminhos de Valongo, que representa a Seleção Nacional de Orientação Pedestre, veio treinar e participar nesta prova em Borba e conquistou uma brilhante vitória. 
Nos Veteranos I, João Correia que é natural da CasaBranca (Sousel) e corre pela equipa Amigos de Atletismo de Avis foi o grande vencedor impondo um ritmo impressionante ao longo de toda a prova, mas de destacar também neste escalão a prestação dos atletas do Barbus Atletismo que conseguiram 5 dos 8 primeiros lugares.
Em Veteranos II o vencedor foi o mesmo do ano passado, ou seja, Luís Pereira, conhecido por todos como Tira-Picos, o atleta do Beja Atlético Clube é já um amigo desta prova e consegue a vitória pelo segundo ano consecutivo.

Por último tivemos a prova de Seniores Masculinos, a mais participada e mais aguardada.
Se no ano passado esta prova já teve uma qualidade enorme com a vitória de Tiago Leal, que também representa a Seleção Nacional de Orientação Pedestre, este ano podemos dizer que ainda foi melhor, pois o Tiago viu-se superado por Miguel Silva, o grande vencedor desta prova com um magnifico tempo de 19 minutos e 14 segundos nos 6.000 m percorridos. O atleta lisboeta também faz parte da Seleção Nacional de Orientação Pedestre e veio a Borba participar nesta prova e demonstrar toda a sua qualidade.

A organização felicita todos os vencedores, mas também todos os restantes atletas, pois para nós todos foram uns verdadeiros Campeões, e gostaríamos muito de poder voltar a contar com todos na próxima edição a realizar-se em 2016!




BARBUS ATLETISMO
"Acreditar e Querer, dá-nos Força para Vencer"

Sem comentários: